Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comandante da Brigada
Início do conteúdo da página

Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada

 

General de Brigada MARCIO COSSICH TRINDADE

 

 

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, “BRIGADA SILVA PAES”, o General de Brigada MARCIO COSSICH TRINDADE estava servindo no Gabinete do Comandante do Exército, sediado em Brasília – Distrito Federal.

 Foi promovido ao posto atual em 25 de novembro de 2022.

 Nascido em 26 de outubro de 1970, na cidade do Rio de Janeiro, é filho do senhor GETÚLIO LUIZ TRINDADE e da senhora INÁ COSSICH TRINDADE.

 Incorporou às fileiras do Exército em 16 de fevereiro de 1987, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas – São Paulo.

 Foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Infantaria em 4 de dezembro de 1993, sendo classificado no 10º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, em Juiz de Fora – Minas Gerais, onde desempenhou, durante três anos, as funções de oficial subalterno.

No Brasil, além dos cursos de formação, de aperfeiçoamento e de altos estudos militares, realizou os cursos Básico Paraquedista; Mestre de Salto; Básico de Montanhismo; e o Curso de Estado-Maior Conjunto na Escola Superior de Guerra. Realizou ainda os Estágios Básico e Avançado de Salto Livre; Transporte Aéreo, Operações Aeromóveis; Adaptação e Operações na Caatinga; Adaptação à Selva; e Comunicação Social.

 No exterior, chefiou a missão de intercâmbio militar, na Escola de Instrução de Selva e Treinamento Anfíbio, na Guiana; realizou o Curso Superior Operacional e Tático, na Polônia; o Curso de Condução das Operações de Assistência Humanitária, na Argentina; foi oficial de Estado-Maior da Seção de Planejamento Estratégico da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH); e realizou o Curso de Estudos de Defesa e Estratégia, na China.

 Durante a sua carreira militar, serviu em Unidades de Infantaria, como o 25º Batalhão de Infantaria Paraquedista, no Rio de Janeiro; e o Comando de Fronteira Roraima/ 7º Batalhão de Infantaria de Selva, em Boa Vista, onde desempenhou as funções de Comandante de Subunidade e Chefe da Seção de Operações. Além disso, foi instrutor do Curso de Formação de Sargentos de Carreira, em Juiz de Fora – Minas Gerais; do Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil; e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, ambos no Rio de Janeiro.

 Como Major, exerceu as funções de Ajudante-de-Ordens do Vice-Presidente da República; oficial da Diretoria de Controle de Efetivos e Movimentações, em Brasília; e chefiou a Seção de Comunicação Social do Comando da Brigada de Infantaria Paraquedista, no Rio de Janeiro.

 Como Tenente-Coronel, comandou o 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, Batalhão da Serra, sediado em São Leopoldo – Rio Grande do Sul; e foi oficial de Estado-Maior da Chefia de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, em Brasília.

 Como Coronel, desempenhou as funções de Assistente do Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em Brasília; Assistente do Comandante Militar do Nordeste, em Recife – Pernambuco; Assistente do Comandante de Operações Terrestres; e Assistente do Comandante do Exército, ambos na capital federal.

 Dentre as condecorações nacionais com que foi agraciado, destacam-se a Ordem do Mérito da Defesa, a Ordem do Mérito Militar; a Ordem de Rio Branco; e a Medalha do Pacificador. Dentre as condecorações internacionais, destaca-se, a Medalha das Nações Unidas – MINUSTAH.

O General Trindade é casado com a senhora NATALIA ROSANA GAZINEO TRINDADE e o casal possui dois filhos, GIULIA e LEONARDO.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página